O mundo está passando por uma transformação na forma como as pessoas estão lidando com seus livros. Hoje em dia eles cabem na tela plana de um dispositivo com centímetros de espessura, e não é necessário mais comprar os livros físicos propriamente dito. Os formatos digitais estão cada vez mais populares, e parece que a moda realmente está pegando no Brasil. E este pode ser mais um campo que poderá ser explorado pelos escritores.
Sigil é um programa para escrever livros que utiliza o formato EPUB, que atualmente é uma das extensões mais populares utilizadas pelos leitores digitais. A interface é igual a maioria dos editores de texto, então os iniciantes não encontrarão grandes dificuldades para começar a escrever.
Apesar de parecer um editor de texto normal, ele possui alguns recursos especificamente para quem está escrevendo um livro, sendo que estes recursos acabam sendo os grandes diferenciais do programa. É possível criar índices facilmente, ao mesmo tempo que a formação é ajustada sempre para o formato do e-book.
É possível destacar algumas partes especificas do texto, determinar onde acontecerão as quebras de capítulos e inserir imagens facilmente sem prejudicar a formatação do restante do livro.
Ao salvar, ele consegue converter o projeto automaticamente par aos formatos aceitos pelos leitores de livros digitais.