Hoje em dia a inclusão digital é essencial na vida de todo mundo, inclusive daquelas pessoas que possuem dificuldades para conseguir operar um computador naturalmente. Por exemplo, os sistemas não são feitos para as pessoas com deficiência visual, mas programas adaptam os computadores para elas. Um exemplo é o NonVisual Desktop Access.
O programa foi feito com seu código aberto, o que permite que outras pessoas da área de programação consigam melhorar ele. O software consegue fazer a leitura de tudo o que está na tela do computador naquele momento, tanto em termos de texto quanto em termos de outros elementos que possam estar aparecendo na tela.
Para que os deficientes visuais consigam operar o sistema, o programa instala uma leitura sintética que vai dizendo para a pessoa tudo o que está se passando na tela. Além dos textos que são lidos para a pessoa, o sistema também permite que ela conheça as funções dos diferentes botões para que possa mexer no computador de forma mais livre.
As configurações do sistema são bastante simples de serem configuradas pela primeira vez ou então alteradas posteriormente. O programa também possui um funcionamento bem discreto, ele fica reduzido a um ícone na bandeja do sistema, sendo que quando ele está ativado ele consegue fazer as leituras correspondentes.