O Google Drive, ou também conhecido como Google Disco aqui no Brasil, é uma evolução do serviço que permitia o compartilhamento de documentos através de sua conta de Gmail, por exemplo, com seus amigos. O serviço foi lançado oferecendo 5 GB de espaço para que as pessoas possam armazenar seus arquivos fora do computador, e possa acessar de qualquer lugar do mundo.
O mais interessante desta nova ferramenta do Google, quando comparamos do Docs, por exemplo, é que o usuário poderá realmente contar com o espaço do Drive como se fosse mais um disco rígido no seu computador. Além de ser acessível pela web, o usuário poderá baixar um aplicativo para o seu computador e sincronizar pastas e arquivos com sua conta no Google Drive.
O serviço é feito como se fosse arrastar um arquivo de um diretório para o outro dentro da sua máquina. É claro como você estará fazendo um upload, a conclusão do processo pode demorar um pouco de acordo com o tamanho do se arquivo, mas a pessoa pode fazer outras coisas no computador sem o menor problema.
A pessoa poderá acessar seus documentos e arquivos diretamente do navegador de internet de sua preferencia, sem precisar baixar ele novamente para editar, por exemplo. O Google Drive suporta 30 tipos de arquivos diferente, sendo que e possível editar textos e planilhas, apresentações de slides, imagens, e até mesmo acessar programas que tenham instaladores nele.
Além disso, os usuários poderão compartilhar seus arquivos com amigos, criando uma espécie de rede interna com seus contatos, sem depender de nenhum tipo de rede interna. A pessoa poderá escolher entre liberar determinados arquivos para o e-mail da pessoa ou se pretende liberar uma pasta inteira para um grupo.