Donkey Kong foi o primeiro exemplo de jogo estilo plataforma. Considerado como o primeiro jogo de plataforma da história, ele foi o primeiro jogo de plataforma a utilizar o pulo como habilidade principal, introduzindo a necessidade de pular entre brechas, obstáculos e inimigos próximos. O jogo acabou servindo como base para os futuros jogos de plataforma.
O jogo tinha um objetivo simples: era necessário que o jogador chegasse até Pauline (que fora sequestrada por Donkey Kong), os pontos podem ser adquiridos de diversas formas, como destruindo obstáculos ou até mesmo os pulando, a cada 10,000 pontos o jogador ganhava mais uma vida. Em 1982 foi lançado a sequência Donkey Kong Jr. Neste jogo, Mario aprisionou Donkey Kong numa gaiola gigante como punição por ter amarrado a princesa Pauline. Então Donkey Kong Jr., o filho de Donkey Kong, parte para resgatar o pai. Mario, percebendo o pequeno gorila, começa a jogar barris pelo campo para fazer o macaquinho se atrapalhar.
O Donkey Kong Jr Remake. é um remake do clássico jogo de fliperama. Como no original, você deve resgatar Donkey Kong que foi sequestrado por Mario em diversas fases, cada uma com seus pontos de dificuldade e desafio.