É muito comum nos dias de hoje que os jogadores escolham de qual lado quer jogar, o que sempre acaba fazendo com que o game ganhe em termos de variedade e enredo. Este é o caso de District 187: Sin Streets, que se passa em uma guerra urbana e que disponibiliza dois lados para ser escolhido no momento da briga: Mocinhos ou Bandidos, no caso, policiais ou gangster. O cenário do game é uma guerra urbana desencadeada por uma crise urbana no final do século 21.
É claro que em um game de FPS não podem faltar armas, e nisso District 187: Sin Streets realmente sai na frente de diversos outros games do gênero, porque apresenta um variado arsenal que pode ser utilizado pelos jogadores tanto de um lado quanto de outro. Os cenários do game também são bastante variados, podendo mudar de favelas para centros comerciais e até mesmo dentro de navios acontecem disputas.
O game apresenta quatro modos diferentes. No primeiro, o Death Match, o jogo acontece de forma mais clássica com dois times de inimigos se enfrentando. A equipe vencedora é aquela que conseguir contabilizar 100 mortes primeiro do lado inimigo. No Bom Mode, o objetivo das equipes é implantar uma bomba em determinado ponto do mapa e protege-la até ela explodir. O Round Match é baseado em turnos mais curtos, sendo que para vencer basta eliminar todos os inimigos da equipe adversária. E no último modo, o Scramble mode, é necessário capurar um alvo vivo da outra equipe.
Na medida que o jogador vai enfrentando os desafios, ele vai ganhando moedas e pontos de experiência que permitem a compra de novas armas e outros itens.
Para que o jogo funcione, é necessário o Steam