Como escolher uma placa de vídeo na hora de comprar

Dicas para escolher uma placa de vídeo baseado em sua necessidade

Era tempos que um computador padrão conseguia rodar games sem a necessidade de uma placa de vídeo externa, com o avanço dos jogos, ter uma placa de vídeo externa virou requisito básico para qualquer computador de jogo. O DownGratis apresenta alguma dicas de como escolher uma placa de vídeo na hora de comprar.

Um computador padrão vendido em supermercados vem equipado apenas com a placa de vídeo integrada que consegue reproduzir as imagens mas muitas vezes não consegue rodar jogos mais atuais e se roda, ele funciona de forma lenta e com qualidade gráfica mínima.

onboard

Por outro lado, existem computadores desenvolvidos especialmente para jogos. Normalmente estes computadores possuem uma placa de vídeo externa que possui sua propria memória e processador integrado tirando dessa forma o trabalho de rederização gráfica do processador do computador. Como esperado, estes computadores custam o dobro de um computador vendido no supermercado.

mw2

Existem duas marcas principais no mercado de placas de vídeo: AMD/ATI e NVIDIA, e diversos fabricantes e utilizam os projetos de uma marca ou ambas, de forma semelhante ao mercado de processadores que tem a Intel e AMD como dominantes no mercado de PCs.

amdnvidia

Mas qual é a melhor marca entre a AMD/ATI e NVIDIA? Esta é uma questão que foca nos aspectos técnicos e de valores, mas atualmente para o usuário padrão, as duas marcas estão de igual para igual em quesito de tecnologia e desempenho. O que o usuário deve levar em conta na hora de escolher uma placa de vídeo é para qual será o uso, jogo ou profissional, o tipo de barramento existente na placa-mãe do computador, PCI Express, PCI ou AGP, e também a fonte de alimentação do computador pois boa parte das placas de vídeo de médio para alto desempenho necessitam de alimentação própria e as fontes que equipam os computadores vendidos em mercados e magazines não possuem potência para alimentar, sendo necessário a compra de uma fonte real. Também deve atentar-se ao tipo de processador que equipa a placa de vídeo, pois não adianta comprar uma placa de vídeo com 2GB de Ram e um processador defasado, taopouco pegar uma placa de vídeo com pouca memória se você pretende jogar com uma resolução muito alta.

Normalmente os jogos possuem uma tabela que informa os requerimentos mínimos para o funcionamento. Um jogo padrão exige uma certa quantidade de memória, normalmente 256 ou 512, suporte a pixel shader 3 ou 4 (o pixel shader é uma tecnologia que permite efeitos de vidro, iluminação e sombras), suporte a DirectX 9 ou 11 e OpenGL. Atualmente os jogos estão pedindo placas de vídeo com suporte a efeitos de física (Physx/NVIDIA e Havok/ATI) como o Batman – Arkham Asylum, os jogos da serie LEGO, Prototype, Need for Speed, Call of Duty Modern Warfare 2, Battlefield ente outros.

Efeitos de Física Physx e Havok

Como escolher uma placa de vídeo na hora de comprar Dê seu voto para Como escolher uma placa de vídeo na hora de comprar:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 votos, média de: 4,67 de 5)

Loading...