Quebrando Tabu é um documentário que foi produzido no ano de 2011 no Brasil, com direção de Fernando Grostein Andrade e com produção da Spray Filmes. O filme acabou ganhando uma versão internacional com a narração do ator norte-americano Morgan Freeman e entrevista com diversos presidentes e ex-presidentes ao redor do globo.
O foco do documentário é discutir a problemática das drogas sob um outro ponto de vista: a guerra ao tráfico que muitos países travam, gastando verdadeiras fortunas e não conseguindo ter um resultado efetivo para tal problema.
Confira a sinopse oficial do filme:
“Reprimir, repreender e censurar. Tudo aquilo que tem como base princípios fanáticos pode, muito possivelmente, implicar numa série de equívocos. O famoso cabresto de cavalo.
Em 1970, o então presidente dos EUA, Richard Nixon, queria declarar Guerra às Drogas, propondo uma revisão do código penal federal que impedia a produção, o transporte, a venda e a posse de qualquer droga classificada como ilegal. A política da intolerância zero estava implantada.
Em 2001, um grupo de líderes globais, incluindo 7 ex-presidentes, criaram a Comissão Global de Políticas de Drogas para acabar com a guerra de 40 anos contra as drogas, liderada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Dirigido pelo cineasta Fernando Grostein Andrade e produzido pela Spray Filmes, “Quebrando o Tabu”, longa brasileiro de 2011 ganha uma versão internacional (“Breaking the Taboo”, direção de Fernando G. Andrade e Cosmo Feilding Mellen) e um canal no Youtube, que disponibiliza o filme na íntegra e com legendas. A narração é feita pelo ator americano Morgan Freeman.”