Como escolher um computador na hora de comprar

Dicas para a compra de um computador novo ou usado

O tempo vai passando e aquele extraordinário computador super moderno acaba tornando-se extraordinariamente ultrapassado e lento. É uma realidade que a informática evolui muito rápido, tamanha rapidez que Bill Gates chegou a utilizar para comparação: “Se a GM tivesse mantido o mesmo passo em tecnologia que a industria de computadores, nós todos estaríamos dirigindo carros de US$ 25,00 que fariam 1.000 milhas por galão de gasolina.”, logicamente a GM respondeu no mesmo nível fazendo observações sobre o Windows como resposta.

Mas o que fazer quando aquele rápido computador não consegue mais desempenhar suas funções? Existem alguma alternativas antes de condenar completamente a maquina, um bom exemplo e verificar o suporte da placa-mãe para tecnologias recentes como processador, placa de vídeo, memórias e HD. Isoladamente, a compra de um novo processador ou placa de vídeo pode parecer cara, mas se analisarmos o custo de uma maquina atual não é tão exorbitante principalmente que estes upgrades podem dar mais alguns anos de vida para o seu PC velho. Mas se sua placa-mãe for muito antiga e não tiver possibilidade de upgrades de hardware, a melhor alternativa é desfazer-se do computador e investir em um novo equipamento e dar o antigo para um parente, amigo, instituição ou guardar como uma maquina de backup caso a nova dê problemas.

Hoje, o DownGratis vai te dar algumas dicas importantes na hora de substituir o PC velho. Existem três opções para quem deseja adquirir um novo computador. A escolha destas opções devem ser baseadas no qual vai ser o uso da maquina, pois um computador comprado no mercado não vai conseguir dar conta de jogos atuais e muito detalhados ao mesmo tempo que comprar uma maquina com duas placas de vídeo é um desperdício de dinheiro se for apenas para mexer na Internet e digitar no Word. Tendo em mente o uso, as opções para adquirir um novo computador são:

1 – Comprar de fabricantes

hp

A compra de computadores de marca é uma pratica bem comum nas empresas e pessoas sem conhecimento técnico, pois os fabricantes oferecem diversos modelos para todos os públicos a preços diferenciados. Neste contexto entram os notebooks e netbooks que tem como diferencial a portabilidade perante a um desktop tradicional. Os modelos comercializados pelos fabricantes normalmente possuem uma configuração básica para o uso domestico e corporativo e acompanham ou o Windows ou Linux. O ponto negativo deste modelo é que o usuário fica meio limitado as configurações de hardware do fabricante que normalmente não são expansíveis e o pós venda pode ser uma dor de cabeça se a maquina der algum problema não usual.

2 – Montar um PC

tiepc

A montagem do seu computador te oferece uma liberdade para escolher quais peças o computador irá ter, o gabinete, placa-mãe, placa de vídeo, memória, HDs, drives e processador. Não é necessário dizer que é requisito ter algum conhecimento técnico ou utilizar dos serviços de um técnico de informática, pois o computador vai ser montado manualmente. A vantagem deste modelo é a liberdade de possibilidades de configuração e pesquisa de preços das peças que pode sair pela metade do preço de um computador de marca e com o dobro ou triplo de capacidade de processamento. A desvantagem é a necessidade de conhecimento técnico para a compra e montagem caso não use os serviços de um técnico e a garantia das peças que no máximo é de 6 meses com a loja.

3 – Comprar um PC usado mais recente que o seu

usado

Esta prática e bastante comum no meio Apple, pois a desvalorização destes equipamentos é muito mais lenta que o mercado de PC. Existem maquinas Apple de mais de 10 anos ainda operacionais e funcionando perfeitamente para o uso diário. Mas no segmento de PC, as mesmas regras de escolha são válidas: igual à uma feira de automóveis, o segredo é pechinchar, analisar as configurações e o estado da maquina e se possível fazer um test-drive com algum programa ou jogo atual que seu computador antigo não conseguiu executar. Vale lembrar que normalmente neste tipo de negociação, o vendedor não dá garantias muito longas, então é necessário ter certeza que deseja a maquina para não ficar com um “elefante bege” encostado.

Apesar desta possibilidades, quem dará a palavra final na escolha é você. Pesquise, analise e procure a melhor opção mas sempre tenha em mente esta pergunta: qual vai ser o uso do computador? Respondendo esta questão, você conseguirá fazer uma excelente compra.

Como escolher um computador na hora de comprar Dê seu voto para Como escolher um computador na hora de comprar:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 votos, média de: 5,00 de 5)

Loading...