Diário Íntimo é uma obra que não nasceu para se tornar um livro. Os escritos realmente eram um diário utilizado pelo escritor Lima Barreto. E acabou se tornando um dos clássicos da literatura da língua portuguesa, inclusive sendo cobrado em inúmeras provas de vestibular de Universidades do Brasil inteiro.
O livro começou a nascer quando os bens de Lima Barreto acabaram ficando de posse da sua irmã Evangelina depois da sua morte. Era a única pessoa da família que tinha algum interesse em literatura e cultura de um modo geral. Mas os escritos acabaram se desorganizando e saindo de ordem, ficando assim durante muitos anos.
Foi Francisco Assis Barbosa, escritor e que acabou se tornando o futuro biógrafo do escritor Lima Barreto, que acabou se incumbindo da tarefa de organizar e publicar o Diário Íntimo.
A obra acabou se tornando muito interessante por mostrar um Lima Barreto que não era conhecido por todos. Nos seus escritos estão suas opiniões sobre os mais variados assuntos, além das críticas que fazia a política e aos figurões de sua época.
Lima Barreto nasceu na cidade do Rio de Janeiro e acabou trabalhando por muitos anos da sua vida como jornalista e acabou se tornando um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Lima Barreto era filho de pai negro e seus avós foram escravos. O pai acabou trabalhando como tipógrafo, e o filho acabou tomando gosto pelas letras.
Lima Barreto acabou ficando conhecido como um dos mais duros críticos da época da República Velha no Brasil e teve uma obra com temática social muito forte.
Autor: Lima Barreto;
Idioma: Português;
Número de páginas: 135;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;