Casimiro de Abreu é considerado um dos nomes mais importantes da literatura de língua portuguesa. O autor escreveu diversas histórias que acabaram entrando para o universo dos grandes clássicos, que precisam ser lidos. Um destes livros se chama Carolina.
A história gira em torno da personagem que dá título ao livro do autor e que explora um tema que aparece bastante nos romances: uma história de amor que acaba tendo como pano de fundo a tragédia e a traição. Carolina acaba entrando para o mundo da prostituição depois de ter se perdido e engravidado com um homem.
Basicamente temos três personagens importantes na trama, e que acabam tomando caminhos bem distintos e diferentes do que estamos acostumados a ver em outras tragédias do estilo: Augusto o apaixonado pela donzela Carolina e Fernando o don Juan da história que se identifica como um incorrigível conquistador de donzelas, e com quem Carolina se envolveu traindo a confiança de seu amado Augusto
Casimiro de Abreu nasceu no ano de 1839 e morreu no ano de 1860. Foi considerado um dos grandes poetas e escritores do seu tempo, tendo sua obra classificada dentro do período de literatura que ficou conhecido como segunda geração do romantismo.
O autor era filho de comerciante português e acabou passando um tempo da sua vida em Portugal quando. Foi a partir dos 13 anos de idade, quando começou a estudar na Europa, que o autor começou a entrar em contato com as letras e com pessoas que se tornaram posteriormente grandes autores.
Um dos temas que está sempre presente na obra do autor é a saudade, justamente por estar morando em Portugal e sentir muita falta de parte da sua família que havia ficado no Brasil. Ao retornar para o Brasil acabou se dedicando ainda mais as suas obras, e acabou ficando amigo íntimo de escritores como Machado de Assis.
Autor: Casimiro de Abreu;
Idioma: Português;
Número de páginas: 10;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;