Cândido – Clássico conto de Voltaire

Leia este que é considerado um dos maiores clássicos contos escritos por Voltaire.

candido_voltaireCandide, ou l’Optimisme é considerada uma das histórias mais importantes e clássicas escritas pelo Francês Voltaire. Ele frequentemente é classificado como um conto filosófico, que também pode ser classificado como sátira. O conto foi publicado pela primeira vez no ano de 1759.

Este conto já foi traduzido por centenas de línguas diferentes, inclusive para o português, onde recebeu o nome de O Otimismo. De acordo com as informações que foram levantadas pelos historiadores, este grande clássico da literatura mundial foi escrito em apenas 3 dias pelo Francês. Mesmo assim é considerado uma das maiores obras do Iluminismo.

De uma forma geral o tom utilizado pelo escritor é considerado sarcástico, o que para a época causou até uma certa estranheza. O escritor também faz uma espécie de paródia com os mais variados tipos de literatura conhecidas na sua época, o que lhe custou algumas críticas. Mas de uma forma geral o conto acabou fazendo bastante SUCESSO.

Sinopse do livro

Cândido é um jovem que vive no castelo do barão de Thunder-ten-tronckh localizado na Vestfália. Seu mestre é Pangloss, filósofo que ensina a “metafísico-teólogo-cosmolonigologia” e que professava, como Leibniz, que vivemos no melhor dos mundos possíveis. Cândido é expulso desse melhor dos mundos possíveis como resultado de um beijo proibido trocado com Cunegundes, filha do barão. Candide então descobre o mundo, e vai de decepção em decepção pelos caminhos de uma longa jornada de iniciação.

Recrutado à força pelas tropas búlgaras, testemunha o massacre da guerra. Foge e é recolhido pelo anabatista Jacques. Reencontra Pangloss, envelhecido e vitimado pela sífilis, que o informa da morte de Cunegundes estuprada por soldados búlgaros. Embarcam com Jacques para Lisboa. Após uma tempestade em que Jacques morre afogado, chegam a Lisboa no dia do terremoto e são vítimas de um auto de fé em que Pangloss é enforcado. Cândido rencontra Cunegundes, amante de um grande inquisidor e um judeu rico: dom Issachar. É levado a matar os dois homens e foge com Cunegundes e sua velha criada para Cádis, na Espanha.

Sobre o escritor

Voltaire é considerado um dos maiores escritores da França de todos os tempos, tento dedicado a sua vida não apenas aos ensaios ficcionais, mas também as obras filosóficas, que também elevaram ele a um dos mais importantes filósofos do mundo.

Informações sobre o livro:

Autor: Voltaire;
Idioma: Português;
Número de páginas: 68;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;

Baixar

Cândido – Clássico conto de Voltaire Dê seu voto para Cândido – Clássico conto de Voltaire:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votos, média de: 4,00 de 5)

Loading...