Você acredita em tudo que lê na web?

A internet pode ser uma fonte infinita de conteúdo, mas também existem muitas mentiras na web

A tecnologia hoje em dia é o elemento que define com mais eficácia o confronto de gerações entre jovens e pessoas mais velhas. Enquanto os mais novos, que já nascem conectados com o mundo lá fora, acreditam piamente em tudo o que lê na internet, os mais velhos são, na maioria dos casos, o oposto, achando que nada do que está na rede é real. E quem está certo afinal de contas? Na verdade, ninguém.

É normal hoje em dia que as pessoas desconfiem dos meios digitais, especialmente aquelas pessoas que ainda não estão acostumadas com este tipo de mídia. Todas os meios de comunicação, acredite, já passaram por testes de credibilidade. Os jornais impressos, o rádio e até mesmo a televisão (mesmo com as provas das imagens, muitas pessoas acreditam que a primeira chegada do homem na Lua não passou de uma farsa). Mas a grande diferença é que na internet qualquer pessoa pode ser uma produtora de conteúdo. E as questões de credibilidade ficam mais complexas.

Desconfie de tudo, mas acredite.

Via de regra a internet possuí diversas mentiras e diversas verdades, sendo que a diferença sempre será aonde a pessoa procura. Hoje em dia, com as redes sociais, é muito fácil espalhar um boato mentiroso, mas também é muito rápido desmentir. Notícias de celebridades mortas surgem toda a semana, mas duram apenas poucas horas.

Em relação ao conteúdo mais sério, para pesquisas, é necessário buscar a  credibilidade da fonte. Isso pode ser feito buscando informações sobre as pessoas que estão escrevendo, ou então procurando diversas fontes que confirmem a história. E nestes casos é importante também que a pessoa procure alternativas de fontes off-line.

Você acredita em tudo que lê na web? Dê seu voto para Você acredita em tudo que lê na web?:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votos, média de: 4,00 de 5)

Loading...