Na hora de instalar algum programa em computadores que tenham o Windows 7 ou Windows 8 é comum encontrarmos duas opções: 32 bits ou 64 bits. Esta diferença também pode ser encontrada no momento da instalação do próprio SO, quando ele não está instalado com no computador adquirido.
Mas qual seria a diferença entre eles? Antes de entrarmos neste assunto, vamos conferir como saber qual a versão do sistema que está instalado no seu computador.
Para saber qual é o sistema que está instalado no seu computador é muito simples, basta abrir o painel de controle para obter esta informação. Existem também alguns programas como o 64bit checker que faz esta verificação que consegue obter mostrar esta informação rapidamente.
Basicamente um sistema de 64 bits acabam tendo uma maior capacidade de processamento. Ou seja, se você possui um computador com mais de 4 GB de RAM, para que o sistema utilize todo este potencial é necessário ter a versão 64 bits, já que a versão 32 bits consegue processar apenas 3,2 GB.
Mas é importante deixar claro que nem sempre apenas a versão do sistema vai significar mais velocidade no seu computador. Nos casos em que a máquina não possui 4GB de RAM, o sistema mais indicado é realmente o de 32 bits. Antes de trocar a versão do seu sistema, é fundamental conhecer as configurações do seu computador.