Cada dia diversos tipos de celulares são lançados, porém um tipo de componente que não é alterado é o carregador destes aparelhos. Normalmente eles são no formato retangular e com um longo fio que apenas possuem a função de ser uma ligação entre o celular e a tomada de sua casa.
Mas o que acontece em lugares sem uma tomada ou sem eletricidade e com a bateria indo pela hora da morte? Bom inventores do site tinkernut.com criaram um carregador que é movido a fogo… bom quase, ele é movido a calor gerado pelo fogo por um processo conhecido como troca de peltier.
A troca de peltier é um processo fisico que permite que dispositivos usem a eletricidade para remover o calor de um dos lados, funcionando como uma especie de sistema de refrigeração. Eles são usados naquelas mini-geladeiras USB que refrigeram latas de refrigerante e também em muitas geladeiras portáteis, aqueles modelos que são instaladas dentro de carros.
O que o pessoal do site tinkernut.com descobriu é que os peltiers também podem ser usados para gerar eletricidade a partir do diferencial de temperatura entre as duas faces, como colocando uma chama ou outra fonte de calor intenso de um lado e algo frio do outro (um cooler de computador, por exemplo) fazendo desta forma o peltier gerar eletricidade, que pode ser usada para carregar uma bateria.
Mas esqueça de querer carregar a bateria do carro ou alimentar a sua casa pois neste processo, o peltier pode gerar uma tensão de pouco mais de 1.5V, insuficiente para carregar uma bateria Li-Ion, que precisa de 4 a 5 volts. Uma solução simples é aproveitar o circuito de um carregador ou adaptar o carregador do celular para uma emergência.