Existem diversos tipos de distribuição do sistema Linux para os computadores hoje em dia. Mas apenas os usuários mais antigos e técnicos do sistema vão ter tido contato com o Slackware Linux, que também é uma das distribuições mais técnicas e também respeitadas entre os desenvolvedores e também usuários do Linux.
Esta distribuição é tão completa que diversas outras distribuições foram feitas e construídas a partir do Slackware. Segundo algumas informações divulgadas pelos desenvolvedores do Slackware, são mais de sessenta derivados do sistema hoje no mercado.
Mas se você é apena sum usuário de Linux moderado, que não possui muitos conhecimentos, passe longe do Slackware. Isso porque este sistema, diferente das outras distribuição que foram feitas a partir do Slackeare e que hoje estão espalhadas por diversos outros computadores, é feito para oferecer o mínimo de facilidades para as pessoas.
O grande objetivo é manter o sistema fiel aos padrões de desenvolvimento do UNIX, portanto, qualquer tarefa, das mais simples que seja, precisam ser feitas utilizando a linguagem de programação.
Grande parte das funcionalidades deste sistema são acessados diretamente pelo modo de texto do programa, ou seja, sem a utilização das imagens, gráficos, e , consequentemente, mouse, atalhos, e similares.