Itinerário é um livro escrito por Nilto Maciel, com uma série de contos inéditos do autor. O livro reúne pequenas histórias que abordam temas nos seus mais variados aspectos. São 14 contos curtos, mas com histórias realmente interessante e que poderão chamar a atenção dos leitores.
Nilto Maciel nasceu em Baturité, Ceará, em 30 de janeiro de 1945. Filho de Luiz Maciel Filho e Francisca Alves Maciel. Primeiros estudos no Grupo Escolar Monsenhor Manuel Cândido. Em 58 mudou-se para Fortaleza, voltando no ano seguinte à cidade natal. Itinerário foi o seu primeiro livro, escrito no ano de 1973. Nilto ganhou diversos prêmios, dentre eles “Brasília de Literatura”, 90, categoria romance nacional, promovido pelo Governo do Distrito Federal, com A Última Noite de Helena; “Graciliano Ramos”,92/ 93, categoria romance nacional, promovido pelo Governo do Estado de Alagoas, com Os Luzeiros do Mundo; “Cruz e Sousa”, 96, categoria romance nacional, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com A Rosa Gótica; “Bolsa Brasília de Produção Literária”, 98, categoria conto, com Pescoço de Girafa na Poeira. Tem contos e poemas publicados em esperanto, espanhol, italiano e francês.
“Deitou-se ao lado da mulher, como se se preparasse para morrer, sem uma palavra, um gesto de carícia, qualquer menção de repetir cotidianas cenas de brutalidade e desejo. Fechou os olhos e imobilizou-se. Queria apenas pensar, pensar ilimitadamente, desprender-se de todos os laços palpáveis de seu conhecimento, perder-se por corredores e labirintos, por horizontes e profundezas. Desordenar as coisas, as pessoas, o mundo. Fazer redondos os quadrados, aparar arestas, encrespar as formas planas, reduzir a minúsculos montículos as grandes montanhas, agigantar-se. Como em noites passadas.”