Dentre as histórias que foram criadas na Grécia Antiga, Édipo Rei acabou se tornando uma das mais importantes e influentes do mundo todo durante séculos. O texto clássico é considerado tão importante que até hoje continua sendo encenado como peça teatral ou então influenciando outros textos.
O texto original foi criado por Sófocles e até hoje é considerado o principal exemplo de tragédia grega. Trata-se da primeira obra que forma um conjunto chamado Antígone e Édipo em Colono. Além da contribuição de um modo geral para a literatura e para o teatro como um todo, a peça acabou se tornando um dos pilares da psicanálise clássica.
Muitas pessoas já ouviram falar no famoso Complexo de Édipo, criado por Freud, que está relacionado a um conjunto de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta em relação aos seus pais. É desta teoria que vem a ideia, até hoje considerada polêmica, de que os meninos acabam sendo atraídos por suas mães e as meninas são atraídas por seus pais.
O enredo da história é baseado em uma profecia recebida por Édipo, que dá nome a história. O personagem central foi deixado, quando bebê, para a morte. Mas acaba tendo a sorte de ser recolhido das ruas por um padre e posteriormente acaba sendo adotado por um rei. Anos mais tarde, quando o jovem consulta um oráculo para saber mais sobre sua origem, é informado de que vai matar o pai e desposar a própria mãe. A partir daí a história mostra o personagem que tenta fugir do próprio destino.
Sófocles foi um dos mais importantes dramaturgos gregos, considerado um dos fundadores do estilo Tragédia Grega, que acabou influenciando gêneros durante todos os séculos seguintes. Uma característica das obras é o fato de sempre retratar pessoas que fazem parte da nobreza.
Autor: Sófocles;
Idioma: Português;
Número de páginas: 74;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;