O Cancioneiro é uma obra escrita por Fernando Pessoa e que basicamente é composta por uma série de poemas líricos, rimados e metrificados. Os poemas que estão inseridos dentro deste livro acabaram sofrendo uma forte influencia simbolista.
Uma curiosidade sobre esta obra é que ela acabou sendo descrita pelo próprio autor como um apanhado de uma série de poemas e poesias que estavam soltas e que não poderiam ser classificadas de forma alguma. O autor chegou até mesmo dizer que a obra O Cancioneiro seria uma forma “inexpressiva” de “classificar o inclassificável”.
Mas de uma forma geral as poesias que são encontradas dentro deste título acabaram criando uma unidade, uma vez que elas acabam prestando uma grande homenagem a tradição lírica de preservar os seus mais antigos textos literários. Elas também se relacionam com alguns outros tipos de obras, como cantigas medievais.
Fernando Pessoa é considerado um dos mais importantes poetas, filósofos e escritores português. É considerado o mais universal de todos os poetas nascidos em português. Boa parte da sua obra foi escrita na língua inglesa, uma vez que a sua educação aconteceu em uma escola católica na África do Sul. Fernando Pessoa também foi o responsável por traduzir diversas obras do inglês para o português.
Vale lembrar também que Fernando Pessoa acabou entrando para a história por ter utilizado diversos nomes para publicação de diferentes obras, sendo que cada um dos heterónimos acabou criando uma própria escola de literatura. Os nomes utilizados foram: Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.
Autor: Fernando Pessoa;
Idioma: Português;
Número de páginas: 105;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;