Assim como aconteceu em outras partes do mundo, o começo da internet no Brasil aconteceu dentro de instituições de ensino e pesquisa, bem longe da maioria das pessoas. De acordo com os registros históricos que existe sobre a história da internet, a primeira conexão que aconteceu no País foi no ano de 1988, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro.
Este primeiro acesso à Bitnet aconteceu através de uma conexão de 9600 bits por segundo, sendo que o servidor de destino da conexão foi a Universidade de Maryland.
Depois desta conexão pioneira no Brasil, dois meses depois chegou a vez de uma instituição paulista também se conectar. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) também se conectou à Bitnet com um laboratório localizado em Chicago.
As Universidades deram o próximo passo importante nesta história da rede. Foi criada a ANSP (Academic Network at São Paulo) entre a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Mais tarde, ligaram-se à ANSP a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
Até a metade da década de 90 estas conexões ainda eram restritas aos meios acadêmicos e de pesquisa. Mas a partir de 1994 a história começou a mudar.
Até o momento o governo tinha feito muito pouco pela internet, mas resolveu que iria investir na nova tecnologia através da Embratel, que ficou como sendo a responsável por criar toda a infraestrutura necessária para exploração comercial da rede. Apesar da Embratel ter tido um papel decisivo, o governo decidiu que não haveria um monopólio estatal do serviço, abrindo a possibilidade para que outras empresas comercias também explorassem o segmento.
A partir de 1996, com a melhora significativa nos serviços de telefonia no Brasil, a internet também começou a se tornar muito popular. Um dos marcos na história da internet brasileira aconteceu em 1996, quando Gilberto Gil lançou uma música pela internet através da própria rede.