Repensando o Estado Novo – Livro de Dulce Pandolfi

Conheça mais sobre este importante momento histórico brasileiro no livro escrito por Dolce Pandolfi.

Livro Repensando o Estado NovoO Estado Novo foi o nome dado por um dos períodos políticos mais importantes para a história do Brasil. Teve início no dia 10 de novembro do ano de 1937 e acabou durando até o dia 29 de outubro do ano de 1945.

Quando citamos a importância histórica do período que começa a partir do momento que Getúlio Vargas assume o poder no País através do golpe de 37 não estamos fazendo nenhum juízo de valor. Alguns podem considerar um momento bom, outros ruins, mas ninguém pode contestas que estes anos foram palcos de mudanças radicais e que acabou definindo muito do que o Brasil é nos dias de hoje.

Para entender melhor este momento, recomendamos a leitura do livro Repensando o Estado Novo – de Dulce Pandolfi. Ele é o resultado de discussões que foram realizadas durante o seminário chamado “Estado Novo – 60 anos” que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1997.

O livro foi organizado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), em parceria com o Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os departamentos de História e de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Trecho do livro

“Getúlio Vargas consolidou propostas em pauta desde outubro de 1930, quando, pelas armas, assumiu a presidência da República. Como da Revolução de 30 haviam participado forças políticas bastante diversificadas, distintas eram as visões a respeito da condução do processo revolucionário. Enquanto uns defendiam medidas mais centralizadoras e autoritárias, insistindo na necessidade de um regime forte e apartidário, outros pregavam medidas mais liberais e lutavam por maior autonomia regional. Por isso, entre a revolução e o golpe, as disputas foram intensas.”

Autor: Dulce Pandolfi;
Idioma: Português;
Número de páginas: 341;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;

Baixar

Repensando o Estado Novo – Livro de Dulce Pandolfi Dê seu voto para Repensando o Estado Novo – Livro de Dulce Pandolfi:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar! Seu voto é importante para o DownGratis!)

Loading...