O Príncipe – Livro de Maquiavel

Tratado é considerado um dos mais importantes da história política da humanidade

O Príncipe não é apenas a obra mais importante de Nicolau Maquiavel, mas também é um dos livros mais importantes da história da humanidade. O livro acabou se tornando um grande tratado político onde acabou sendo estabelecido as bases da organização e do conceito de estado como conhecemos ele hoje.

Apesar do livro ter sido escrito no ano de 1513, sua primeira edição somente veio ao conhecimento do público depois da sua morte, no ano de 1532. No mesmo estilo do Institutio Principis Christiani de Erasmo de Roterdã: descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado.

Dentre os conceitos que se tornaram mais famosos do livro está a expressão “os fins justificam os meios” que no tratado se refere basicamente que um governante precisa fazer de tudo para garantir a ordem e sua autoridade.

Sinopse O Príncipe Maquiavel

O Príncipe é dirigido a um príncipe que esteja governando um Estado, e o aconselha sobre como manter seu governo da forma mais eficiente possível. Essa eficiência é a ciência política de Maquiavel.

Começa descrevendo os diferentes tipos de Estado e como cada tipo afeta a forma de governo do príncipe. Também ensina como um príncipe pode conquistar um Estado e manter o domínio sobre ele. Ex: Principados hereditários, por já estarem afeiçoados a família do príncipe é mais fácil de mantê-los.

O difícil é manter os principados novos que na verdade não são novos, e sim mistos por terem sido incorporados a um Estado hereditário. Consideram-se inimigos do príncipe todas as pessoas que se sentiram ofendidas com a ocupação do principado.

Maquiavel apresenta os problemas e as dificuldades, e isso tudo é demonstrado de uma forma que parece não haver solução. Porém, logo em seguida ele apresenta não só a solução para os problemas como também conselhos, os quais o governante deve seguir se quiser ser bem sucedido.

Informações:

Idioma: Português;
Tamanho: 607 Kb;
Licença: Grátis;

Baixar

O Príncipe – Livro de Maquiavel Dê seu voto para O Príncipe – Livro de Maquiavel:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 votos, média de: 4,75 de 5)

Loading...