Memorial de Aires – Livro de Machado de Assis

Baixe mais este clássico de um dos maiores autores brasileiros de todos os tempos.

Machado de AssisCada história de Machado de Assis, um dos maiores escritores da língua portuguesa de todos os tempos, possui uma particularidade. Memorial de Aires, que pode ser considerada uma das histórias menos conhecidas do autor quando comparada a outros clássicos, como Dom Casmurro, acabou se tornando extremamente importante pois foi o último romance escrito pelo autor.

Memorial de Ayres teve a sua primeira publicação no ano de 1908, o mesmo ano da morte do autor brasileiro. Assim como aconteceu com outro livro que se tornou um clássico da literatura nacional, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Memorial de Aires não possui um enredo único.

A forma como este livro foi organizado lembra uma série de entradas de um diário. Cada uma apresenta uma determinada história ou anedota, mas que acabam se intermeando de alguma forma ao longo do livro.

Aires é um personagem que acabou se tornando bastante comum na história do autor, aparecendo sempre como uma espécie de observador das histórias, exercendo o papel de amigo de alguns dos personagens que eram criados para as histórias do autor.

Alguns pesquisadores acreditam que Memorial de Aires pode ter sido pensado pelo autor como uma possível continuação de outro livro, chamado Esaú e Jacó, pegando como gancho justamente a aparição do personagem de Aires.

Trecho do livro Memorial de Aires

“9 de janeiro

Ora bem, faz hoje um ano que voltei definitivamente da Europa. O que me lembrou esta data foi, estando a beber café, o pregão de um vendedor de vassouras e espanadores: “Vai vassouras! vai espanadores!” Costumo ouvi-lo outras manhãs, mas desta vez trouxe-me à memória o dia do desembarque, quando cheguei aposentado à minha terra, ao meu Catete, à minha língua. Era o mesmo que ouvi há um ano, em 1887, e talvez fosse a mesma boca.”

Autor: Machado de Assis;
Idioma: Português;
Número de páginas: 116;
Formato: .pdf;
Licença: Grátis;

Baixar

Memorial de Aires – Livro de Machado de Assis Dê seu voto para Memorial de Aires – Livro de Machado de Assis:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Seja o primeiro a votar! Seu voto é importante para o DownGratis!)

Loading...