Você sabe o que é a teoria da relatividade?

Confira neste artigo o que é a teoria da relatividade e entenda mais facilmente esta importante teoria.

Teoria da relatividade e um assunto que todo mundo é obrigado a ver durante os tempos de escola, isso porque é uma das bases da física moderna e considerada uma das teorias mais importantes de todos os tempos. A teoria de relatividade de Einsten, no entanto, pode ser bem complicado para algumas pessoas entenderem. Mas vamos tentar explicar de uma forma um pouco mais simples.

Antes de mais nada, é importante deixar claro quando falamos em teoria da relatividade estamos falando em duas teorias, sendo que a primeira delas é a Teoria da Relatividade Especial, e a segunda é a Teoria da Relatividade Geral.

O que é a teoria da relatividade especial?

Esta foi a primeira teoria da relatividade desenvolvida pelo físico Albert Einstein e ajudou na formação da teoria da relatividade geral. O físico usou como exemplo o fato que uma pessoa poderia ver um raio de luz parado ao seu lado se estivesse na mesma velocidade da mesma. Portanto, para especificar a velocidade e as posições dos objetos é necessário levar em consideração o ponto de vista do observador. Da mesma forma que o movimento só faz sentido se for medido em relação ao observador.

O que é a teoria da relatividade geral?

A teoria da relatividade de Einstein funciona demorou mais de 15 anos para ser publicada e utiliza conceitos da primeira teoria da relatividade, mas desta vez para entender as leis da física aplicadas na grávidade do Planeta e como ela interfere no nosso tempo e espaço.

Para entender mais facilmente basta entender que estamos o tempo todo em movimento e o tempo nada mais é do que um caminho que estamos percorrendo. A grande ideia está relacionada ao fato deste tempo não ser uma constante, sendo que ele pode ser acelerado ou desacelerado, dependendo do observador.Por exemplo, o tempo passa mais devagar para as pessoas que estão caminhando do que para as pessoas que estão paradas, porque elas também estão acompanhando o movimento do tempo.

Mas esta diferença acaba sendo imperceptível nas nossas vidas comuns. Mas se fosse possível passar um ano dentro de uma espaçonave que se desloca a 1,07 bilhão de km/h e depois retornar para a Terra, as pessoas que ficaram por aqui estariam dez anos mais velhas. O mais espantoso é que, de acordo com a teoria da relatividade de Einstein, se a pessoa atingir 1,08 bilhão de km/h ela simplesmente vai deixar de perceber a passagem do tempo. E como o tempo acaba dependendo do ponto de vista do observador, ele simplesmente vai deixar de existir.

Você sabe o que é a teoria da relatividade? Dê seu voto para Você sabe o que é a teoria da relatividade?:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (2 votos, média de: 5,00 de 5)

Loading...