Os 10 filmes que todo geek deveria assistir

Seleção com 10 filmes geek não muito conhecidos

Existem diversos gêneros de filmes para todos os gostos como ação, aventura, comédia, drama, romance, épicos, guerra, suspense, enfim uma grande variedade para todos os gostos, mas existem alguns filmes que marcam, seja pelo tema, efeitos especiais, figurino ou mesmo porque acabam tornando-se parte da cultura popular em geral. Eles são conhecidos como filmes Geeks que geram uma multidão de fãs que acabam incorporando falas, roupas, trejeitos ou mesmo o jeito dos personagens em seu dia a dia.

Podemos citar como filmes geeks boa parte da safra de filmes lançados do final dos anos 70 até o meio dos anos 90. Clássicos como a trilogia Star Wars, o filmes da serie Star Trek são conhecidos pelo grande publico, mas existem também aqueles que tiveram seu momento de glória mas acabaram esquecidos no tempo, apesar de seus elementos terem sido incorporados na cultura mundial. O DownGratis fez uma seleção de 10 filmes geek clássicos.

1 – Piratas do Vale do Silicio (Pirates of Silicon Valley)

Apesar de ser um filme com contexto meio biográfico, o nascimento das duas maiores companhias de computadores do mundo é filme obrigatório para qualquer geek. O filme narra o nascimento da Apple e Microsoft, a história de seus fundadores: Steve Jobs e Bill Gates e o inicio da batalha épica entre as duas companhias que definiram a informática e TI como um todo.

2 – Planeta dos Maçados (Planet of the Apes, 1968)

Esqueça Mark Wahlberg e o remake de 2001. A início da serie sobre os parentes mais próximos do homem começou em 1968. No longa, uma equipe de astronautas e enviada em uma viagem que duraria 18 meses mas devido a uma irregularidade no espaço tempo, a nave foi lançada 2000 anos no futuro e sua tripulação foi despertada de seu sono criogênico em uma Terra dominada pelos macacos e que tem como escravos o que restou da raça humana. Uma cena imortalizada é aquela onde o ator Charlton Heston descobre que ele esta na Terra quando ele vê a Estatua da Liberdade enterrada parcialmente em uma praia.

3 – Um Robô em Curto Circuito (Short Circuit, 1986)

Se você acha que o design do Wall-E é original é porque você não deve se lembrar de Johnny Five. O filme conta a história do robô numero 5, um robô que foi desenvolvido pelo exercito dos EUA na guerra fria para ser utilizado em combate mas uma tempestade eletromagnética acaba acionando o robô que sai para explorar o mundo e seus atrapalhados inventores acabam por começar uma busca antes que algo de pior acabe acontecendo. Só que Johnny acaba conhecendo uma jovem amante de animais que o confunde com um alienígena e começa a confusão.

4 – O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy)

Apesar de ser recente, esse filme acaba caindo na mesma situação da trilogia Senhor do anéis por ser um filme em que o diretor ficou atento aos pequenos detalhes da obra original e fazendo uma versão quase fiel ao livro. O filme conta a historia de Arthur Dent um homem normal que está tendo um dia de cão. Para começar ele ficou sabendo que sua casa está prestes a ser demolida, depois descobre que Ford Prefect, seu melhor amigo, é um alienígena e para completar a maré de problemas, fica sabendo que a Terra vai ser destruída para que se possa construir uma nova auto-estrada hiperespacial. Sem muitas opções do que fazer e com um dia horrível, Arthur decide pegar carona em uma nave espacial que está de passagem. A partir dai ele passa a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber está contido em um livro que Ford entregou: o Guia do Mochileiro das Galáxias.

5 – Cidade das Sombras (Dark City- 1998)

Este filme de suspense e ficção cientifica acabou entrando par a lista pelos seus clichês que tornaram-se uma marca do filme. O longa e passa em uma cidade onde a noite é eterna, John Murdoch é perseguido por um inspetor de policia, suspeito de assassinatos. Sem entender bem a situação em que ele esta devido a amnésia, ele começa a buscar respostas aos enigmas deste estranho mundo, sendo ajudado pelo Dr. Daniel Schreber. Quanto mais próximo chega da verdade, mais perigosa se torna a busca, pois ele vira alvo de estranhos seres.

6 – Cubo (Cube)

Este é outro filme que inova pelo enredo e clichês. No filme, Um policial, um ladrão, uma médica, uma matemática, um arquiteto e um jovem autista são misteriosamente presos em um labirinto. Sem comida nem água, eles precisam encontrar um meio de escapar do local, porém precisam também ter cuidado para não acionar armadilhas letais que surgem em estranhos cubos.

7 – Como Enlouquecer Seu Chefe (Office Space)

Esse filme narra o universo corporativo geek. A comédia satiriza a vida no trabalho de uma típica companhia de desenvolvimento de software durante o final da década de 90, focando na exaustão dos empregados que estão cheios do seu trabalho rotineiro. Ele também traça um quadro da vida dos trabalhadores da área de tecnologia da informação e também foca temas comuns para os trabalhadores desse segmento. A serie The Office pegou diversos conceitos apresentados nesse longa.

8 – Jogos de guerra (WarGames)

Este é um clássico dos filmes de ameaça de conflito nuclear entre EUA e URSS. No longa, um hacker acaba acessando a rede do departamento de defesa dos EUA e tem contato com a inteligencia artificial do sistema de controle de misseis intercontinentais e o computador convida o rapaz para jogar um jogo que pode resultar em uma Guerra Termonuclear.

9 – Blade Runner (Blade Runner)

O épico que deu origem ao universo cyberpunk. Este filme conta a história de uma onda de estranhos casos de assasinatos envolvendo androides conhecidos como Replicantes que são proibidos na Terra e a caçada de Dick Deckard, um ex caçador de androides veterano da policia, que esta no caso em uma Terra de futuro sombrio bem Noir.

10 – THX 1138

O 1º filme de ficção cientifica do mago George Lucas. Apesar de ter sido muito criticado, esse filme é considerado como uma obra de arte, pelos temas abordados e enredo forte. No longa, a sociedade futura habita um mundo subterrâneo, conduzem carros supervelozes, cultivam o consumo e frequentam Shopping centers onde compram artigos sem utilidade e de duração dúvidosa (qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência…). Toda a afetividade foi banida e o consumo de drogas entorpecedoras é obrigatório. As máquinas e computadores são parte da realidade e andróides sem rosto parecidos com o T-1000 cuidam da segurança. THX 1138 é um desses cidadãos. Quando sua companheira LUH 3417 para de tomar suas drogas, ela substitui também as do THX por pílulas inertes. Com isso, os sentimentos despertados fazem com que ele se apaixone por LUH, o que é um crime nessa sociedade.

Os 10 filmes que todo geek deveria assistir Dê seu voto para Os 10 filmes que todo geek deveria assistir:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (5 votos, média de: 4,00 de 5)

Loading...