Conheça a história dos emoticons

Conheça a história dos desenhos que transmitem emoções em conversas pela internet

emoticonEm 2012 um dos emoticons mais famosos do mundo, o smile, completou 30 anos de idade. Mas o interessante desta forma de comunicação, inserida justamente nas formas de comunicação nos meios digitais, é que ela tem uma história muito antes inclusive do surgimento dos computadores. É claro que eles não eram animados como temos hoje em dia, mas podem ser considerados os marcos iniciais para o surgimento deste tipo de comunicação.

VEJA TAMBÉM:
- Lista completa de emoticons para Facebook;

Emoções em textos históricos

Um emoticon nada mais é do que uma expressão de emoção dentro de um texto escrito. Este tipo de entrada emotiva em um texto já podia ser encontrado em alguns textos históricos escritos por Abraham Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos. Em um dos seus textos é possível encontrar um ;) mas algumas pessoas defendem que na verdade o sinal não passava de um erro de digitação.

Em 1881, uma revista chamada Estados Unidos Puck publicou uma série de pontos de emoção tipográficos que foram feitos para transmitir emoção através de texto. Mas é claro que os sinais eram diferentes dos que estamos acostumados hoje em dia.  Mas alguns linguistas defendem que até mesmo dento da pontuação convencional que utilizamos acabamos tendo estes emoticons, como o ponto de exclamação por exemplo.

No ano de 1982 um renomado linguista da Universidade de Carnegie Mellon publicou uma proposta de unificar as emoções em um texto apenas com dois conjuntos de sinais gráficos: :) e :(

Já os emoticons modernos acabaram se popularizando primeiramente nos fóruns que se espalhavam no início da internet, e acabaram se tornando ainda mais populares nas salas de bate papo, como o MIRC, e posteriormente em comunicadores instantâneos.

Conheça a história dos emoticons Dê seu voto para Conheça a história dos emoticons:
VOTE:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 votos, média de: 2,83 de 5)

Loading...